Será que eu sou um idólatra?

Quando você pensa na palavra IDOLATRIA, o que te vêm à mente?

Provavelmente você pode imaginar a prática de cultos e rituais aos deuses de variados nomes por toda a história, você pode lembrar bezerro de ouro que é contada no Antigo testamento, você pode pensar nos deuses gregos que eram representados sob a forma humana e simbolizavam os anseios e temores humanos, ou até mesmo na relação dos católicos com imagens de pessoas que já morreram e que foram canonizadas pela tradição da igreja.

Mas de uma perspectiva cristã evangélica, provavelmente quando você pensa no pecado da idolatria, pensa que este é um pecado sempre dos outros e nunca o seu, afinal de contas você é evangélico. Você não tem uma imagem de algum santo/deus no porão da sua casa escondido. Mas será mesmo que idolatria é somente essa adoração que só pode ser vista de fora. Será que idolatria é então apenas o ato físico e externo de se dobrar a um ídolo / deus / imagem que possa existir?

Idolatria sempre foi o pior pecado do Antigo Testamento. A idolatria foi o que dividiu os reinos, era o que fazia o povo se afastar do Senhor e ela sempre foi a causa das quebras das alianças entre o povo e Deus. Se dobrar diante de ídolos era o verdadeiro adultério espiritual. E o que nós não podemos perder de vista é que Deus já no antigo testamento falava de idolatria não apenas como atos externos, mas antes, em termos de uma disposição interior. Uma atitude do coração! Ezequiel 14.3 vai dizer isso: Filho do homem, estes homens ergueram ídolos em seus corações e puseram tropeços ímpios diante de si. Vemos aqui que antes de erguermos ídolos com as mãos, o fazemos no coração.

Você se lembra de textos como este:

 O Senhor diz: “Esse povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Isaías 29:13

 “Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês limpam o exterior do copo e do prato, mas por dentro eles estão cheios de ganância e cobiça. Mateus 23:25

Estes textos nos mostram que é possível fazer algo certo, mas com o coração errado. É possível ter uma atitude correta como ir ao culto e honrar ao Senhor com os meus lábios, mas o coração estar amando e adorando uma outra coisa/pessoa que não seja o Senhor. Deus quer o nosso coração!

Eu e você fomos criados por Deus para adorá-lo. Somos seres adoradores e estamos o tempo todo prestando adoração a alguém ou a alguma coisa. Quando o pecado entrou no mundo, afetou o alvo da nossa adoração. Após o pecado, o homem passou a adorar a si mesmo.

Por que um homem abandona a sua esposa, seus filhos e seu lar por causa de uma mulher que ele acabou de conhecer? O coração deste homem está comprometido em satisfazer os próprios desejos e isso é mais importante que tudo, até mesmo mais importante que sua esposa e filhos.

Como identificar a idolatria no meu coração?

1. Localize o seu tesouro.

Jesus em Mateus 6 nos dá uma chave para esta descoberta: onde está o seu tesouro ali estará também o seu coração.

Em outras palavras, quem é a pessoa mais importante na sua vida? O que você mais ama nesse mundo? No que você anda gastando o seu tempo e o seu dinheiro? A resposta para estas perguntas vai te revelar o seu tesouro. E como Jesus disse, ali estará também o seu coração.

Veja, o seu coração está ligado ao que você mais ama nesse mundo. E o seu coração vai fazer você girar em torno do seu tesouro – isso é adoração.

2. Se você é capaz de pecar contra Deus por causa desse tesouro, é um ídolo.

Quando se ama algo ou alguém mais do que o Senhor, este alguém se torna o alvo da sua adoração, do seu empenho e da sua atenção. E na maioria das vezes você será capaz de desobedecer a Deus para satisfazer os desejos do seu coração. E no fim último, o deus que você quer agradar é você mesmo.

Santo Agostinho tem uma frase que marcou a minha vida: Pecado é o amor em desordem. Dizendo isso ele quer nos ensinar que não há nenhum problema em amarmos as pessoas que nos cercam, que não há problema em amar o seu trabalho ou sentir prazer nas coisas dessa vida. Viajar, se divertir, trabalhar, adquirir bens, tudo isso é legítimo. Podemos amar as pessoas e ter prazer nestas coisas. O problema é quando eu amo mais estas pessoas ou estas coisas do que a Deus!

O pecado é você inverter a ordem do amor.

Jesus disse que o resumo da lei é: Ame ao Senhor de todo o seu coração, com toda a sua força e ao próximo… Veja que Jesus aqui colocou o amor em ordem de prioridades. Você não tem que deixar de amar as pessoas, você precisa amar mais ao Senhor do que as pessoas. Deus precisa ser o dono do seu coração e o alvo da sua adoração.

Você precisa saber que Ele e somente Ele é a fonte da sua alegria e satisfação. Que as coisas boas da vida que podemos viver, os relacionamentos de amor, amizade e os prazeres da vida são apenas amostras grátis da verdadeira fonte do amor e da alegria que é o Senhor Jesus Cristo.

A minha oração é que o nosso amor por Deus aumente a cada dia e que o nosso coração seja inteiramente Dele!

Com amor, Natália.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *