Como ser cheio do Espírito Santo

Por John Piper
Como beber o vinho de Deus?
Ef√©sios 5:18 diz: “E n√£o vos embriagueis com vinho, no qual h√° dissolu√ß√£o, mas enchei-vos do Esp√≠rito”. H√°, pelo menos, quatro efeitos de ser cheio do Esp√≠rito. Primeiramente, o vers√≠culo 19 mostra que o efeito √© musical: “…falando entre v√≥s com salmos, entoando e louvando de cora√ß√£o ao Senhor”. √Č evidente que a alegria em Cristo √© a caracter√≠stica peculiar de ser cheio do Esp√≠rito.
Mas n√£o somente alegria. No vers√≠culo 20, encontramos a gratid√£o: “Dando sempre gra√ßas por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo”. Gratid√£o perp√©tua, gratid√£o por tudo resulta de ser cheio do Esp√≠rito – e essa gratid√£o tem como alvo o vencer a murmura√ß√£o, o descontentamento, a autocompaix√£o, a amargura, o queixume, a carranca, a depress√£o, a inquieta√ß√£o, o des√Ęnimo, a melancolia e o pessimismo!
Mas os efeitos n√£o s√£o apenas alegria musical e gratid√£o por tudo; h√° tamb√©m a submiss√£o de amor √†s necessidades uns dos outros – “sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo”. Alegria, gratid√£o e amor humilde – essas s√£o algumas das marcas de ser cheio do Esp√≠rito.
Poder√≠amos acrescentar um quarto efeito: ousadia no testemunho crist√£o. Podemos ver isto com mais clareza em Atos 4:31: “Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Esp√≠rito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus”. Nenhum crente deixar√° de ser ousado e zeloso no testemunho, se o Esp√≠rito Santo estiver produzindo nele alegria transbordante, gratid√£o perp√©tua e amor humilde. Oh! Como precisamos ser cheios do Esp√≠rito! Procuremos esse enchimento! Busquemo-lo!
No entanto, h√° uma pergunta crucial: como podemos busc√°-lo? Comecemos com a analogia mais pr√≥xima: “N√£o vos embriagueis com vinho… mas enchei-vos do Esp√≠rito” (v. 18). Como voc√™ se embriaga com o vinho? Voc√™ o bebe… em grande quantidade. Ent√£o, como ficaremos embriagados (cheios) com o Esp√≠rito? Bebamos dEle! Bebamos em profus√£o. Paulo disse: “A todos n√≥s foi dado beber de um s√≥ Esp√≠rito” (1 Cor√≠ntios 12:13). Jesus disse: “Se algu√©m tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluir√£o rios de √°gua viva. Isto ele disse com respeito ao Esp√≠rito” (Jo√£o 7:37-39).
Como podemos beber do Esp√≠rito Santo? Paulo disse: “Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Esp√≠rito, [cogitam] das coisas do Esp√≠rito” (Romanos 8:5). Bebemos do Esp√≠rito cogitando das coisas do Esp√≠rito. O que significa “cogitar” das coisas do Esp√≠rito”? Colossenses 3:1-2 afirmam: “Buscai as coisas l√° do alto… Pensai nas coisas l√° do alto, n√£o nas que s√£o aqui da terra”. “Pensar” significa “procurar, dirigir a aten√ß√£o para, preocupar-se com”. Significa “ser dedicado a” e “absorvido com”. Portanto, beber do Esp√≠rito significa buscar as coisas do Esp√≠rito, dirigir a aten√ß√£o √†s coisas do Esp√≠rito, dedicar-se √†s coisas do Esp√≠rito.
Quais s√£o “as coisas do Esp√≠rito”? Quando Paulo disse: “Ora, o homem natural n√£o aceita as coisas do Esp√≠rito de Deus” (1 Cor√≠ntios 2:14), estava se referindo aos seus pr√≥prios ensinos inspirados pelo Esp√≠rito (1 Cor√≠ntios 2:13) – especialmente seus ensinos a respeito dos pensamentos, planos e caminhos de Deus (1 Cor√≠ntios 2:8-10). Ent√£o, “as coisas do Esp√≠rito” s√£o os ensinos dos ap√≥stolos a respeito de Deus. Jesus tamb√©m disse: “As palavras que eu vos tenho dito s√£o esp√≠rito e s√£o vida” (Jo√£o 6:63). Logo, os ensinos de Jesus tamb√©m s√£o “as coisas do Esp√≠rito”.
Portanto, beber do Espírito significa cogitar das coisas do Espírito. E cogitar das coisas do Espírito significa dirigir nossa atenção aos ensinos dos apóstolos a respeito de Deus e às palavras de Jesus. Se fizermos isso por bastante tempo, ficaremos embriagados com o Espírito. De fato, ficaremos viciados no Espírito. Em vez de dependência química, desenvolveremos uma maravilhosa dependência do Espírito Santo.
Mais uma coisa: o Esp√≠rito Santo n√£o √© como o vinho, porque Ele √© uma pessoa e livre para ir e vir aonde quer que deseje (Jo√£o 3:8). Por isso, temos de acrescentar Lucas 11:13. Jesus disse aos seus disc√≠pulos: “Ora, se v√≥s, que sois maus, sabeis dar boas d√°divas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dar√° o Esp√≠rito Santo √†queles que lho pedirem?” Se queremos ser cheios do Esp√≠rito, temos de pedir isso ao nosso Pai celestial. E foi isso que Paulo fez pelos crentes de √Čfeso. Ele pediu ao Pai celestial que aqueles crentes fossem “tomados [cheios] de toda a plenitude de Deus” (Ef√©sios 3.19). Beba do Esp√≠rito e ore. Beba do Esp√≠rito e ore. Beba do Esp√≠rito e ore.
Fonte: DesiringGod
Via: Bareianos

Coment√°rios

Deixe um coment√°rio

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *