Malco e a graça de Cristo

Hoje vamos falar de um homem que passou despercebido em uma história tão contada. Em um momento crucial da história de Jesus, Malco aparece para receber a graça de Jesus em sua vida.

Mas quem é Malco?

Malco era um homem que tinha um sonho: ser um sacerdote. Segundo historiadores, ele passou a vida estudando, obedecendo Ă s regras, as leis e estava a um passo de tornar-se um sacerdote quando, a mando do seu superior, foi ao encontro de Jesus para prendĂȘ-lo.

De acordo com a lei da época, quem queria ser um sacerdote não poderia ser gago, surdo ou ter qualquer defeito no corpo. Poderia até ter um problema na orelha esquerda, mas a direita tinha que estar em perfeito estado.

“Então, Simão Pedro puxou da espada que trazia e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita; e o nome do servo era Malco.” (João 18.10)

Imagine vocĂȘ que naquele instante quando Pedro arranca a orelha direita de Malco, Pedro sem saber destrĂłi o sonho de um homem. Malco havia estudado e se aplicado a vida inteira para exercer o seu chamado e em questĂŁo de segundos vĂȘ seu sonho acabado.

E quantas vezes nós , de uma hora para outra, temos nossos sonhos encerrados por alguém ou algum acontecimento? E pior, quem o faz é alguém que anda com o Mestre ou alguém tão próximo de nós. Mas o que quero enfatizar é que não podemos impedir que cortem ou tentem impedir os nossos sonhos, mas podemos estar perto de um Senhor que pode reconstruir nossos sonhos. Um Senhor que é cheio de graça!

Em Lucas capítulo 22.51 diz: Mas Jesus acudiu, dizendo: Deixai, basta. E, tocando-lhe a orelha, o curou. Lucas 22.50-51

Viu? Malco estava diante daquele que sabia dos seus sonhos e que além de saber, tinha o poder de restaurå-los.

Olhando para a vida deste servo vejo que ele foi um homem alcançado pela graça de Cristo. Foi o penĂșltimo a ser abençoado por Jesus antes da crucificação, era da parte dos “inimigos” de Jesus, e mesmo sem merecer qualquer atenção e muito menos um milagre, ele o recebeu!

E quantos Malcos existem por ai que mesmo nĂŁo sendo um discĂ­pulo de Cristo, mesmo sendo um “inimigo” Jesus, ainda assim Ă© alcançado pela graça de Jesus?

Malco deve ter se perguntado: Eu venho prender este homem e ele reconstrói a minha orelha?

Malco neste instante acabava de provar da graça de Deus sobre a sua vida.

E sabe o que é interessante nisso tudo? Todos nós um dia fomos Malco. Andåvamos no lado oposto dos caminhos de Cristo, fazíamos parte do exército dos inimigos dele e mesmo assim, quando eståvamos com nossos sonhos caindo pelo ralo, Jesus aparece e reconstrói nossos sonhos, assim como fez comMalco.

E talvez vocĂȘ ainda Ă© um Malco, ainda anda na contra-mĂŁo de Deus, ainda se encontra no exĂ©rcito dos inimigos dele, mas eu quero lhe dizer que a graça deste Deus te alcança todos os dias quando vocĂȘ coloca a sua cabeça no travesseiro e dorme. Quando sua famĂ­lia chega em casa em segurança. Quando vocĂȘ acorda com saĂșde todos os dias. Ainda que vocĂȘ nĂŁo mereça!!

Seja vocĂȘ um Malco ou um ex-Malco, o fato Ă© que Jesus te ama do jeito que vocĂȘ Ă© e essa graça que Ă© derramada sobre vocĂȘ Ă© a prova disso.

Jesus é aquele que com um toque pode reconstruir aquilo que foi quebrado, curar o que foi ferido e alicerçar o que estå prestes a ruir. E tudo isso ele faz por amor!!

A nossa oração é que Cristo possa reconstruir as nossas vidas e os nossos sonhos com a sua graça poderosa.

N’Ele, hoje e sempre


Publicado

em

por

ComentĂĄrios

2 respostas para “Malco e a graça de Cristo”

  1. Avatar de Edson Borges de Almeida
    Edson Borges de Almeida

    muito aplicado esse texto de malco porque ele passa despercebido GlĂłria a Deus

  2. Avatar de Edson Borges de Almeida
    Edson Borges de Almeida

    muito aplicado esse texto de malco porque ele passa despercebido GlĂłria a Deus

Deixe um comentĂĄrio

O seu endereço de e-mail não serå publicado. Campos obrigatórios são marcados com *