Tiago fala de fé!

A F√Č TESTADA

Tiago falou que nascemos da Palavra (1.18) – Por sua decis√£o ele nos gerou pela palavra da verdade

Ouvimos a Palavra (1.19) – Meus amados irm√£os, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir
Acolhemos a Palavra (1.23) – Aquele que ouve a palavra

Ouvir a Palavra e falar a Palavra não substitui o praticar a Palavra. Apenas ter uma confissão de fé religiosa não substitui o praticar a Palavra.
Tiago mostra que a maneira como nos comportamos indica o que realmente nós cremos sobre Deus. Não podemos separar relacionamento humano de comunhão divina.
Se algu√©m afirmar: “Eu amo a Deus”, mas odiar seu irm√£o, √© mentiroso, pois quem n√£o ama seu irm√£o, a quem v√™, n√£o pode amar a Deus, a quem n√£o v√™. 1 Jo√£o 4:20
Nesse parágrafo, Tiago diz que nós podemos testar nossa fé pela maneira como nós tratamos as pessoas. Tiago diz que a fé verdadeira é conhecida pelo relacionamento imparcial com as pessoas.
Meus irmãos, como crentes em nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, não façam diferença entre as pessoas, tratando-as com favoritismo. Tiago 2:1

Favoritismo e acep√ß√£o de pessoas n√£o s√£o atitudes de um crist√£o. Dois visitantes entram na igreja: um rico e outro pobre. Oferecer maiores privil√©gios ao rico e desprezar o pobre √© negar a nossa f√© no Senhor da gl√≥ria. Jesus n√£o valoriza a pessoa pela cor da pele, pela beleza das roupas, ou pelo dinheiro. Jesus n√£o julgava as pessoas pela apar√™ncia ou pelo dinheiro – “Mestre, sabemos que √©s √≠ntegro e que ensinas o caminho de Deus conforme a verdade. Tu n√£o te deixas influenciar por ningu√©m, porque n√£o te prendes √† apar√™ncia dos homens. Mateus 22:16
Jesus acolheu os ricos e os pobres; os religiosos e os publicanos; os doentes e as crianças; os israelitas e os gentios. A biblia nos orienta a fazermos o mesmo.
Abra√£o Lincoln disse uma vez: “Deus deve amar as pessoas simples, porque ele fez muitas delas”.
A ênfase de Tiago agora é sobre a soberana escolha de Deus РOuçam, meus amados irmãos: não escolheu Deus os que são pobres aos olhos do mundo para serem ricos em fé e herdarem o Reino que ele prometeu aos que o amam? Mas vocês têm desprezado o pobre. Não são os ricos que oprimem vocês? Não são eles os que os arrastam para os tribunais? Não são eles que difamam o bom nome que sobre vocês foi invocado? Tiago 2:5-7

A salva√ß√£o n√£o est√° baseada em m√©ritos humano nem mesmo em nossas obras. A salva√ß√£o n√£o pode ser comprada e nem merecida – “Porque Deus nos escolheu nele antes da cria√ß√£o do mundo, para sermos santos e irrepreens√≠veis em sua presen√ßa.
Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade,
para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado.
Nele temos a reden√ß√£o por meio de seu sangue, o perd√£o dos pecados, de acordo com as riquezas da gra√ßa de Deus, ” Ef√©sios 1:4-7
Deus ignora diferenças nacionais (salvou Cornélio). Ele ignora diferenças sociais (salva senhores e escravos: Filemom e Onésimo).
A escolha divina n√£o est√° baseada no que a pessoa tem – “Irm√£os, pensem no que voc√™s eram quando foram chamados. Poucos eram s√°bios segundo os padr√Ķes humanos; poucos eram poderosos; poucos eram de nobre nascimento. Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os s√°bios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes. 1 Cor√≠ntios 1:26-27
√Č poss√≠vel uma pessoa ser pobre neste mundo e ser rico no vindouro e vice e versa – “Ordene aos que s√£o ricos no presente mundo que n√£o sejam arrogantes, nem ponham sua esperan√ßa na incerteza da riqueza, mas em Deus, que de tudo nos prov√™ ricamente, para a nossa santifica√ß√£o. Ordene-lhes que pratiquem o bem, sejam ricos em boas obras, generosos e prontos para repartir. 1 Tim√≥teo 6:17-18
A ess√™ncia da lei de Deus √© o amor ao pr√≥ximo como a n√≥s mesmos. A quest√£o n√£o √© quem √© o meu pr√≥ximo, mas para quem eu posso ser o pr√≥ximo? √Č o cumprimeto de toda lei Amar e tratar as pessoas como Deus nos trata. O sacerdote e o Levita tinhasm uma f√© “religiosa”. Eles serviam no templo. Mas eles falharam em viver a f√© amando o pr√≥ximo. A f√© era de boca, mas estava morta. Quem n√£o ama √© transgressor da lei e se trope√ßarmos em um √ļnico ponto, somos culpados da lei inteira. Nossa f√© ser√° finalmente provada no dia do ju√≠zo. E o que ser√° julgado? Primeiro, nossas palavras: palavras de acep√ß√£o, palavras de desprezo, palavras fr√≠volas. Segundo, nossas atitudes tamb√©m ser√£o julgadas. Quando n√£o usamos de miseric√≥rdia com as pessoas, estamos negando a nossa f√© e atraindo sobre nossa cabe√ßa o ju√≠zo de Deus – “porque ser√° exercido ju√≠zo sem miseric√≥rdia sobre quem n√£o foi misericordioso. A miseric√≥rdia triunfa sobre o ju√≠zo”! Tiago 2:13
Precisamos estar seguros de que praticamos as doutrinas que defendemos. O profeta Jonas tinha uma maravilhosa teologia, mas ele odiou as pessoas e estava irado com Deus. Sua vida n√£o estava de acordo com a sua f√©, sua “cren√ßa” estava em desarmonia com a sua conduta.

A fé testada é quando Deus deseja que vivamos aquilo que pregamos!

 

 

Fonte: Tiago – transformando provas em triunfo

Hernandes Dias Lopes


Publicado

em

por

Tags:

Coment√°rios

2 respostas para “Tiago fala de f√©!”

  1. Avatar de cida
    cida

    Nat√°lia , lendo este estudo compreendo que temos que agir assim mesmo amar ao proximo principalmente se ele n√£o tem o conhecimento das coisas de DEUS ,e tamb√©m amar n√£o s√≥ aqueles que est√£o na mesma denomina√ß√£o quem tem uma atitude √© um verdadeiro farizeu , Deus te aben√ßoes e te ilumine cada vez mais , sempre vou te adimirar 1¬į como mulher de DEUS como a pessoa que tu √©s .

  2. Avatar de cida
    cida

    Nat√°lia , lendo este estudo compreendo que temos que agir assim mesmo amar ao proximo principalmente se ele n√£o tem o conhecimento das coisas de DEUS ,e tamb√©m amar n√£o s√≥ aqueles que est√£o na mesma denomina√ß√£o quem tem uma atitude √© um verdadeiro farizeu , Deus te aben√ßoes e te ilumine cada vez mais , sempre vou te adimirar 1¬į como mulher de DEUS como a pessoa que tu √©s .

Deixe um coment√°rio

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *