Jesus não tinha pré-conceitos

Uma das muitas características que amo em Jesus é que ele não tinha pré-conceitos com ninguém. Aliás, o que ele tinha era um conceito formado sobre a sua missão aqui na terra e isso fazia com que, em seu coração, não houvesse lugar para um julgamento precipitado.

 

Vejamos um exemplo do que estou falando;

 

Lucas 7.36  – Jesus é adorado por uma prostituta (dentro da casa de um fariseu).

Neste texto, Jesus havia sido convidado por um fariseu para jantar em sua casa.  Como de costume, quando as pessoas tinham o conhecimento que algum rabino (mestre) estava por perto, as pessoas se aproximavam, entravam nas casas em busca de ouvir suas sábias palavras. Sabendo que Jesus estava na casa do fariseu, a mulher resolveu ir até lá se encontrar com Jesus. Levou consigo um vaso de alabastro com ungüento. Naquela época,este vaso de alabastro com ungüento, ou seja, perfume, era como uma poupança para nós hoje. Uma reserva de dinheiro que as mulheres possuíam. E esta mulher levou este vaso, e chegando na presença de Jesus, ajoelhou-se aos seus pés e chorou, juntamente com o seu choro, derramou o perfume nos pés de Jesus e os lavou, e com seus cabelos os secou. Beijava os seus pés e o ungia com o ungüento.

 

Ao ver isto, o fariseu que o convidara disse consigo mesmo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, porque é pecadora.

Ou seja, se Jesus soubesse quem era ela, jamais permitiria aquele ato.

 

Mas como Jesus sabia o que havia no coração daquele homem e também o que havia no coração daquela mulher, deu-nos uma bela lição de conceito sobre a vida;

 

E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; esta, porém, regou os meus pés com lágrimas e os enxugou com os seus cabelos.

Não me deste ósculo; ela, entretanto, desde que entrei não cessa de me beijar os pés.

Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta, com bálsamo, ungiu os meus pés.

Por isso, te digo: perdoados lhe são os seus muitos pecados, porque ela muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama.

  

Dar água para se lavar os pés da visita, dar ósculos (beijos), ungir a cabeça com óleo ou perfume era o costume de todo anfitrião.

 

Água para os pés devido a poeira que a visita carregava da viagem, ósculos (beijos) como sinal de carinho e amor e perfume para o convidado especial.

Aquele homem convidou Jesus para comer em sua casa, mas parece que o fez por outros motivos e não por que realmente amava a Jesus. Por isso faltou com todas as tradições de um bom anfitrião.

E Jesus o confronta nestas questões dizendo que é convidado para comer na sua casa e não é recebido como a aquela mulher o recebeu.

 

E aqui Jesus nos mostra que o pré – conceito pode fazer com que tomemos atitudes erradas.

Aquele fariseu se achava mais digno do que aquela mulher, talvez porque por fora, aparentemente era um RELIGIOSO, um mestre da Lei, e ela uma pecadora. Talvez suas roupas não eram adequadas, seu jeito de falar não era como o de uma mulher de família, porém seu coração era agradável aos olhos de Deus.

 

Se nós estivéssemos nesta situação, será que não agiríamos do mesmo modo que este fariseu?

 

Jesus me ensina que devemos olhar para dentro de nós e não para fora. Não devemos julgar os outros pela aparência, ou estilo de vida.

Na verdade julgar não é nosso dever como cristãos. Jesus me ensina que ser cristão é de dentro pra fora e não de fora pra dentro.

 

Jesus não tinha preconceitos por um motivo muito simples, Ele tinha conceitos!
Conceito de odiar o pecado, mas amar o pecador.
Conceito de que havia poder suficiente para transformar o coração daquela mulher!
 
A falta de conceitos sobre a nossa missão, faz com que sejamos pessoas preconceituosas, juízes dos outros e não críticos de nós mesmo. E assim tomamos atitudes erradas e deixamos de agir como Jesus agiria.

 

 

Lucas 6.42   Como poderás dizer a teu irmão: Deixa, irmão, que eu tire o argueiro do teu olho, não vendo tu mesmo a trave que está no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão.

 

Deus abençoe a todos.

 

Natália

 


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

4 respostas para “Jesus não tinha pré-conceitos”

  1. Avatar de Fernando

    Realmente o que me encanta e que busco seguir com afinco é esta visão que Jesus tem, não Julgar!!!
    Em todas as minha orações peço que tire de mim o olhar de julgamento, pois não tenho condições nenhuma de Julgar ninguém!!!

    Um forte abraço Nat!!
    Ótima mensagem!!
    Na Fé!!! \o/

  2. Avatar de Fernando

    Realmente o que me encanta e que busco seguir com afinco é esta visão que Jesus tem, não Julgar!!!
    Em todas as minha orações peço que tire de mim o olhar de julgamento, pois não tenho condições nenhuma de Julgar ninguém!!!

    Um forte abraço Nat!!
    Ótima mensagem!!
    Na Fé!!! \o/

  3. Avatar de Marina Teixeira

    Julgar exige que você se considere superior a quem você julga.- na fé … bjs

  4. Avatar de Marina Teixeira

    Julgar exige que você se considere superior a quem você julga.- na fé … bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *