É curioso perceber que conhecemos alguns cristãos que não sabem o motivo de sua vida não “ir pra frente”. E por que? Me pergunto isso, porque em minha visão geral, estão ali servindo à Deus, fazem seus deveres na igreja, cumprem com suas obrigações de um Cristão.
Em contra partida, convivemos com pessoas que não freqüentam uma igreja mas tem suas vidas no eixo, seu casamento feliz, sua vida financeira estável… Aparentemente, vivem uma vida feliz.
Por conta dessa questão, um Pastor do Estado de Minas Gerais, deu início à uma pesquisa com esses não cristãos, afim de saber qual o motivo de serem bem sucedidos. Ao término da pesquisa constatou um ponto importante em todos eles: eram BONS filhos!
A pesquisa então nos mostrou que o sucesso daqueles homens era porque consciente ou inconscientemente estavam obedecendo um mandamento de Deus
Quando ouvi isso quase cai da cadeira! Me dei conta de algo tão importante que muitas vezes passa despercebido por muitos de nós.
Um dos mandamentos de Deus é: Honra a teu pai e a tua mãe, como o senhor teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que o Senhor teu Deus te dá. (Dt: 5:16)
Este é o primeiro mandamento de Deus que vem acompanhado de uma promessa.
Isso é um grande alerta pra nós. Como será que tratamos nossos pais?
Será que estamos dando a honra que eles merecem?
Vamos ao nosso amigo dicionário ver o que significa honra:
Respeito, consideração, reverência, veneração; manifestação de respeito .
Quantas vezes faltamos com algum destes atributos aos nossos pais?
Quantas vezes já fizemos nossos pais se sentirem desmerecidos por não ouvirmos o que eles nos instruíam?
“Filho meu, ouve o ensino do teu pai e não deixes a instrução de tua mãe. Porque serão diadema de graça para a tua cabeça e colares, para o teu pescoço” (Provérbios 1:8-9).
Os pais são autoridades constituídas por Deus na vida dos filhos, por isso honra-los se faz tão necessário.
“Filhos, em tudo obedecei a vossos pais, pois fazê-lo é grato diante do Senhor” (Colossenses 3:20).
Obedecer pai e mãe é obedecer à Deus!.
Quando falamos em mandamento, nos soa com um tom de imposição, uma obrigação. No texto original a palavra mandamento se aproxima mais do significado de DESAFIO. Então, entendemos que Deus nos deu 10 desafios a serem cumpridos.
Não é algo que eu sou obrigada a fazer, porém tenho a opção de fazer e ser beneficiada por aquilo. Posso também não fazer e não ser abençoada. Deus não dos deu mandamentos ou obrigações, Ele nos deu desafios e opções.
A promessa para quem honra pai e mãe é esta: – Honra a teu pai e a tua mãe, como o senhor teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que o Senhor teu Deus te dá.
Não estou aqui querendo diagnosticar a causa dos problemas de todas as pessoas. Existem pessoas que honram seu pai e sua mãe e estão sofrendo por outros motivos.
O que quero deixar claro, é que honrar pai e mãe é imprescindível na vida de um cristão que verdadeiramente tem como alvo agradar à Deus. E que a causa de alguns problemas pode ser o fruto da desobediência a este mandamento.
Honrar também que dizer não desampará-los em sua velhice;
“Honra as viúvas verdadeiramente viúvas. Mas se alguma viúva tem filhos ou netos, que estes aprendam primeiro a exercer piedade para com a própria casa e a recompensar a seus progenitores, pois isto é aceitável diante de Deus … ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente” (1 Timóteo 5:3-4, 8).
É evidente que as responsabilidade de um jovem para com pai e mãe não termina quando ele sai de casa.
De qualquer maneira, fica pra gente este conselho, que é da vontade de Deus que honremos nossos pais com amor, respeito, consideração e obediência . E que a pratica dessas coisas nos resultam em uma vida de vitórias. Em anos prolongados de vida, em êxito em tudo que fizermos, no nosso casamento, na criação dos nossos filhos, nos nossos negócios, enfim… para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que o Senhor teu Deus te dá.
Queridos, que esta palavra venha impactar a sua vida assim como impactou a minha, e que sirva de reflexão para nos corrigirmos no tratamento com nossos pais e com a nossa família num todo. Que a cada dia possamos ficar mais parecidos com Jesus, através das nossas atitudes.
Deus abençoe a todos.
Natália.
Deixe um comentário