Porque, se essas qualidades existirem e estiverem crescendo em suas vidas, elas impedirão que vocês, no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, sejam inoperantes e improdutivos. 2Pedro 1:8.
Eu amo este texto, na verdade o capítulo inteiro é maravilhoso. Ele nos mostra o quanto o Senhor já nos capacitou a vivermos uma vida separada pra Ele, e na verdade essa vida depende mais dos nossos esforços (em decidirmos firmemente não nos contaminarmos) do que propriamente de Deus.
Pedro no versículo acima fala sobre as qualidades que devem existir em nós e não somente existir e sim crescer, aumentar. E isso me fez entender algumas coisas que devemos buscar.
Devemos como filhos, buscar a cada dia mais crescer no conhecimento do nosso Pai, saber mais a respeito deste Deus que se sacrifica pelos seus seguidores, que por amor se doa de uma maneira tão linda. Saber que este Pai tem características maravilhosas que formam O seu caráter e faz Dele o Ser mais Glorioso de todo o Universo. Aquele que é merecedor de toda adoração e honra por ser quem É. E ainda assim, sendo tão grande nos ama e se importa conosco. Saber disso e ter isso vivendo dentro de nós, faz com que estejamos em crescimento.
Isso é crescer em Virtudes é crescer nas qualidades que ele já nos deu, fazer com que essas qualidades não estejam somente no nosso intelecto e sim no nosso espírito, e mais, elas devem crescer em nós a ponto de tomar conta da nossa vida, tomar o que somos a ponto de não sobrar parte alguma de nós mesmos e sim, o próprio Cristo moldado em nosso ser e em tudo que somos.
Por que o que me adianta saber que devo amar, ter este conhecimento em mim e até falar sobre o assunto, se isso não for uma verdade em minha vida? Se não for algo que mexe comigo, que transforma o que eu sou? Pra Deus de nada vale e nem pra nós mesmos.
O que adianta saber que preciso ter o conhecimento de Deus e da Palavra dele, mas não me esforço para alcançar isso e nem para me aperfeiçoar? Não adianta nada!!
E às vezes vivemos assim, sabemos de tudo que precisamos ser mas somos como águas paradas dentro de um rio. Não nos esforçamos para ser e muito menos para crescer naquilo que Deus deseja de nós. Nos acostumamos com migalhas espirituais, sendo que temos o direito de nos assentarmos na mesa, e comermos do banquete, de desfrutarmos de todas as sortes de bênçãos espirituais que Deus já nos deu através de Jesus. E assim, vivemos um evangelho superficial, que tem um deus superficial, e que age na vida das pessoas superficialmente. E com isso vidas são superficialmente alteradas e nunca estarão fundamentadas na verdadeira vida que é Cristo. Sendo assim são como aquela casa edificada sobre a areia que vem o vento forte e a derruba!
Querido, não é esse tipo de relacionamento que Deus quer ter conosco. Ele sacrificou seu próprio filho por nós justamente para poder ter relacionamento, ter intimidade comigo e com você. Ser um Deus de perto e não de longe.
Pedro no fim do versículo nos mostra a conseqüência caso essas qualidades não cresçam em nós. Ele diz, seremos inativos e infrutíferos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Ou seja, não conheceremos a Deus e nem desfrutaremos de uma vida santa e rica de bênçãos espirituais, como deveríamos viver. Será como ter uma Ferrari na garagem e não poder sair com ela.
Algo tão valioso está disponível a nós, mas não desfrutamos porque não estamos condicionados para isso. Veja que estaremos infrutíferos não para obras, inativos não para funções em ministérios, e sim no pleno conhecimento de Jesus Cristo. Isso é a prova de que antes de Deus querer realizar obras através de nós, ele precisa e quer realizar uma obra em nós. Essa é a parte mais importante e a mais difícil muitas vezes, porque sempre queremos fazer, fazer, fazer, e nos esquecemos que o Senhor quer que a gente se preocupe em ser, ser, ser mais parecido com Cristo a cada manhã que nos levantamos. Rom 8.29
Por isso, eu espero em nome de Jesus, que através desta palavra, o Espírito Santo possa trabalhar em nossos corações afim de nos mostrar o que está parado dentro de nós. O que está parado e precisa acordar, crescer, aumentar, alcançar a nossa vida e a vida de outras pessoas. Crescer a ponto de transformar aquilo que nós somos para aquilo que Jesus quer que sejamos. E é para isso que a Palavra de Deus serve. Ela é mais eficaz em nos mostrar nossa realidade do que o espelho que temos em nossa casa.
Portanto não fique parado no tempo, enquanto as oportunidades de crescer em Deus, crecer com Deus estão passando pela sua vida. E isso só acontecerá se você se aplicar em fazer com que as qualidades de Cristo sejam despertadas e aumentadas em você!
Que o Senhor nos dê um espírito ensinável em todo o tempo!
Com amor,
Natália.
Deixe um comentário