A coisa mais difícil pra nós seres humano, é quando estamos prestes a alcançar algo tão sonhado, algo que aparentemente vai nos trazer tantos benefícios, e nessa hora é muito difícil pararmos para ouvir o que Deus realmente quer de nós.
Muitas vezes estamos tão ansiosos que damos o segundo passo sem pensar nas conseqüências, movidos por nossas próprias convicções.
A bíblia nos diz que: Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado. Provérbios 19:2
Estou fazendo um estudo sobre o livro de Josué, que por sinal tem várias mensagens de Deus pra nossa vida hoje. E algo me chamou a atenção e gostaria de compartilhar com vocês.
Quando Josué e o povo de Israel colocaram os pés na Terra Prometida, eles perceberam que teriam que lutar para conquistá-la. Deus deu a promessa e agora faltava tomar posse. Mas isso é uma outra história que posso contar em outro texto, rs.
Então, tiveram a primeira batalha e a primeira vitória, que por sinal, foi uma grande vitória pois conquistaram a cidade de Jericó com a total intervenção de Deus, fazendo com que as muralhas sucumbissem. Aos olhos humanos impossível mas, aquele povo obedeceu as ordens de Deus e tiveram vitória!
A segunda batalha era conquistar a cidade de Ai. Então, como de costume, Josué mandou espias para ver como era a cidade, e para a surpresa descobriram que seria fácil, pois era uma cidade pequena e de poucos habitantes.
Quando Josué ouviu a boa notícia eu imagino algumas coisas que passaram na cabeça dele;
-Josué devia estar alto confiante, afinal havia acabado de conquistar Jericó sem precisar de uma flecha se quer.
– A cidade de Ai era muito menor que Jericó, não tinha aquelas muralhas gigantes e com poucos homens. De fato o povo de Israel estava com a vantagem.
Diante dessas convicções,e da empolgação de Josué como o novo líder do povo de Israel, tudo isso fez com que ele não consultasse a Deus sobre a invasão na cidade de Ai. Quando recebeu a notícia dos espias imediatamente deu a ordem para evadirem a cidade. E advinha o que aconteceu? Foram derrotados! Com todas as chances de vencer, foram derrotados. Sabe por que queridos? Não teve a direção de Deus. Deus teve que assistir a derrota de longe, não pode guerrear por eles como havia feito em Jericó.
E quantas vezes Deus assiste nossas derrotas e não pode intervir, pois nem se quer nos lembramos dele na hora que tomamos a decisão? E o pior, quando fracassamos colocamos a culpa nELE, como se tivesse a culpa.rs
Quantas vezes, movidos por nossas convicções, fazemos exatamente o que Josué fez?
Haviam problemas que Josué precisaria resolver antes, para depois ir e tomar posse de Ai. Tenho certeza que se ele tivesse consultado a Deus iria ficar sabendo disso.
E isso acontece conosco também! Eu sei que não é uma coisa fácil na hora da euforia, parar, e perguntar pra DEUS o que é que tem que ser feito e ainda esperar a resposta, rs! Mas é o que devemos fazer sempre. Precisamos buscar essa dependência. Sabe por que? Muitas escolhas erradas talvez demorarão uma vida toda para concertar ou nem será possível concertarmos em vida. É aquela famosa lei da vida do plantar e colher, sabe?
Por isso amigos, devemos estar em oração em todo o tempo, pra tudo! Seja para se casar ou para vender seu carro. Seja para trocar de trabalho ou comprar uma bicicleta. Coloque Deus eu tudo que você fizer e eu tenho a certeza que você verá um Herói de guerra lutando as suas lutas por você, te dando vitórias e dizendo pra você ser forte e corajoso porque ele será contigo.
Eu oro para que essa dependência de Deus seja uma verdade na minha e na sua vida. Este é o segredo para vivermos em sintonia com Cristo.
E para finalizar o texto, vou deixar a chave para conseguirmos ter essa total dependência de DEUS.
Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido. Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”. (Josué 2: 8-9)
Tome posse!
Deus abençoe a todos.
Natália.
Deixe um comentário