Vejo muita gente confundindo perfeição com santidade.
Já ouviu alguém dizer assim: ah vai dar uma de santo agora?!!
Isso acontece geralmente quando alguém está para fazer algo certo.
Ou diz assim: Eu não sou nenhum santo, perfeito só teve um que foi Jesus Cristo. Isso para justificar seus erros!
Eu já ouvi várias vezes esse tipo de comentário, e vejo que há uma confusão em entender realmente o que é ser santo e perfeito e como isso se enquadra na vida de um cristão hoje.
Jesus disse: “Sejam santos, porque eu sou santo”. (1 Pedro 1:16)
Ser santo está ao nosso alcance, e depende de nós buscarmos essas vida de santidade. Ser santo é ser separado, é estar no processo contínuo da identidade de Jesus Cristo. Veja que o mandamento é para que o imitemos. Sede santos, porque eu sou!
Embora Jesus fosse santo também era perfeito! Foi o único homem que jamais pecou, que cumpriu a lei, o Cordeiro sem defeito portanto, perfeito!
Mas por que Jesus não disse – Sede perfeitos porque eu sou perfeito?
Quando definimos algo como perfeito então entendemos que está pronto, não precisa acrescentar e nem tirar nada, está perfeito!
Trazendo isso para a nossa vida é algo impossível de acontecer, porque sempre estaremos no processo ao coração de Deus! Sempre irão faltar coisas em nós e as vezes irão sobrar coisas que deverão ser tiradas. Lembre-se – o nosso coração é desesperadamente corrupto.
Se um dia nos acharmos perfeitos, então sairemos do centro da vontade de Deus!
Então tá, se não posso ser perfeito como posso ser santo?
Devemos olhar para Jesus, ele é o nosso exemplo sempre! Olhe para ele, veja o que ele fez, o que falou, como era sua vida com o Pai e com as pessoas e então terá um manual de como prosseguir!
Nós cristãos temos o costume de olhar para as coisas grandes, por exemplo: Bater no peito as vezes e dizer – Eu não sou adúltero, não fumo não bebo não roubo! Como se só essas coisas podem nos afastar de Deus. Parecemos aquele fariseu orando de si para si mesmo sabe? Muitos se enganam que somente essas atitudes drásticas pode fazer com que NÃO cheguemos a santidade que Deus quer de nós. E ai está o grande erro. Podemos sentar na roda dos escarnecedores através de um msn, num almoço de trabalho, numa conversa por telefone, no sofá da nossa sala assistindo tv e até nos nossos pensamentos.
Aliás, nos pensamentos podemos abrir várias portas para o pecado. Podemos adulterar, podemos mentir, podemos ser hipócritas e por ai vai…
Pensamentos geram atitudes, atitudes geram hábitos, hábitos geram caráter e caráter nos dá um futuro!!
Somos o que pensamos!!
Amigos, que nunca nos esqueçamos que embora estamos em direção a Deus não somos perfeitos. Estamos em obras e sempre precisaremos de reparos, de concerto e Deus é tão maravilhoso que está a todo momento nos disciplinando em amor e misericórdia !
Que a santidade seja o nosso alvo, mas que nunca nos orgulhemos disso. Que venhamos buscar a santidade com a titudes e de joelhos no chão e orando como aquele publicano que dizia: Senhor sê propício a mim pecador!
Deus abençoe a todos.
Natália
Deixe um comentário