Por que o Justo crescerá como o Cedro do líbano?

Olá amigos,

ainda falando sobre o versiculo chave do post anterior, hoje vou falar sobre a comparação que Deus fez entre o CRESCIMENTO do Justo com o Cedro do Líbano;

“O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano.” (Salmos 92:12 )


1. Crescimento Lento Mas Consistente.

Sabemos acerca do Cedro do Líbano que ele cresce devagar, mas chega a atingir a altura de até 40 metros. Nos primeiros três anos de vida, as raízes crescem até um metro e meio de profundidade, enquanto a planta tem somente cerca de cinco centímetros. Somente a partir do quarto ano é que a árvore começa a crescer. O Cristão é como o cedro do Líbano, e portanto, tem a promessa de crescer. Ainda que o seu crescimento seja lento conforme a experiência do cedro, ele acontecerá e se tornará visível a todos. A preocupação do filho de Deus, principalmente nos primeiros anos da vida cristã, não deve estar no crescimento em si, mas no lançar das suas raízes. Lembre-se do fato de que nos três primeiros anos o cedro possui raízes de um metro e meio de profundidade enquanto a planta apresenta apenas cinco centímetros. Entendemos, portanto, que o foco está no lançar das raízes muito mais do que nas evidências externas. Notamos muitas pessoas preocupadas porque não percebem que estão crescendo espiritualmente. Provavelmente estejam esperando frutos visíveis, ministérios estabelecidos, ou alguma evidência externa de que estão crescendo em Deus. No entanto, como o cedro, não deveríamos estar tão focados nessas evidências externas, se verdadeiramente nos ocuparmos em aprofundar as nossas raízes. Fazemos isso através da leitura da Palavra, da assimilação dos Seus princípios e da devida aplicação na vida prática. A essência da Palavra de Deus é o AMOR. Quanto mais nos exercitamos no Amor a Deus e ao próximo, mais profundas serão nossas raízes, e depois, no seu devido tempo, passaremos a manifestar um crescimento gradativo. “e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade” (Efésios 3:17-18 )

2. Raízes que Buscam as Águas Profundas

Outra verdade interessante é que o cedro do Líbano é muito resistente e suporta vento e calor. Suas raízes profundas buscam água nos lençóis freáticos e por isso ele não depende de chuva. Assim deve ser o cristão. Para crescer à semelhança do cedro ele não pode viver na dependência dos fatores externos. Ele precisa aprender a aprofundar as suas raízes a fim de buscar alimento e provisão mesmo em condições desfavoráveis de seca, calor e ausência de chuvas. Há quem diga que deixou de crescer espiritualmente por causa da falta de espiritualidade da sua igreja local. Às vezes nos queixamos da própria família por não nos propiciar as condições favoráveis para o êxito em alguma área da vida. Nas mais diversas ocasiões, se nos descuidarmos, estaremos sempre achando um bode expiatório para os nossos fracassos. No entanto, o ensino bíblico nos mostra que apesar da ausência de chuvas ou de fatores externos extremamente desfavoráveis, há de se encontrar as águas mais profundas. Aquelas que se acham quando são buscadas. Não estão na superfície da indiferença nem da preguiça. Não estão no limiar do conformismo ou da apatia espiritual. Elas estão no lugar da fome e da sede de Deus. Elas se encontram no lugar do desejo de ser alguém para Deus e para o mundo. “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.” (Jeremias 29:13 )

3. Raízes Que Abraçam a Rocha

Há informações de que toda raiz quando cresce muito e atinge a rocha pára de crescer. No caso do cedro do Líbano a raiz continua a crescer em volta da rocha, abraçando-a. Enquanto algumas raízes vêem na rocha um impedimento para a sua expansão, para o cedro, justamente o contrário. Quanto mais abraçado à rocha mais firme ficará. Para muitos o encontro com a rocha fará cessar o seu crescimento. Refiro-me aos que vivem fora da Palavra de Deus. Eles vão crescendo e desenvolvendo seus projetos pessoais até esbarrarem em Cristo e em Seus imutáveis princípios. Não podem prosperar à maneira de Deus porque seus métodos, fórmulas, motivações e ações são condenados por Ele. Não é assim com o justo que continua crescendo até suas raízes se firmarem na rocha, abraçando-a e estabelecendo uma relação de maior intimidade. “Para vós outros, portanto, os que credes, é a preciosidade; mas, para os descrentes, A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular e: Pedra de tropeço e rocha de ofensa. São estes os que tropeçam na palavra, sendo desobedientes, para o que também foram postos.” (1 Pedro 2:7-8

Queridos, que venhamos entender as verdades paralelas que existem nessas duas árvores para a nossa vida. Que possamos entender quem somos em Deus através desse post.

Deus nos abençoe em nome de Jesus.

Com amor,

Natália.


Publicado

em

por

Comentários

21 respostas para “Por que o Justo crescerá como o Cedro do líbano?”

  1. Avatar de Thalita
    Thalita

    Senhor…como esse texto falou comigo e sobre diferentes àreas.

    Obrigada pelas palavras Nati!!!

    Ps: To com saudade!!!!

  2. Avatar de Edilson
    Edilson

    Sábias palavras.

  3. Avatar de aglaé velasco
    aglaé velasco

    Muito bom!!! bem apresentado com uma base espiritual tremenda>>> é isso que o Senhor quer usamos todo nosso conhecimento, para o crescimsnto de sua extenssa obra.Amando o senhor de toda nossa força de tosso nosso coração e entendimento.Lindo Deus te abençoe xauuu pazzzz!!!!!

  4. Avatar de aglaé velasco
    aglaé velasco

    Muito bom!!! bem apresentado com uma base espiritual tremenda>>> é isso que o Senhor quer usamos todo nosso conhecimento, para o crescimsnto de sua extenssa obra.Amando o senhor de toda nossa força de tosso nosso coração e entendimento.Lindo Deus te abençoe xauuu pazzzz!!!!!

  5. Avatar de Rubens
    Rubens

    Que artigo lindo,ele parece como o cedro, depois de muito tempo ainda edifica.Deus abençoe tua vida.

  6. Avatar de marcelo
    marcelo

    Jesus, como o melhor e maior amigo do mundo;
    deu sua vida por todos nós, e nois ainda não olhamos para ele. vamos dar valor a ele… pois é a ele que pertencemos, ele nos ama.
    (jesus) te AMO!”♥”

  7. Avatar de joao luiz
    joao luiz

    muito bom!!! como eu cresci espiritualmente.

  8. Avatar de joao luiz
    joao luiz

    muito bom!!! como eu cresci espiritualmente.

  9. Avatar de Patrícia Gomes
    Patrícia Gomes

    Nossa,como essa palavra moveu o meu espirito,o senhor falou muito comigo.Ele me revelou ela.E eu recebo em nome de jesus.Que o Senhor cresça e eu diminua….

  10. Avatar de Letícia Leão
    Letícia Leão

    Muito bom,frofundo.

  11. Avatar de Bianca Ferreira
    Bianca Ferreira

    Muito bom, gostei muito da explicação clara.Deus é Fiel!

  12. Avatar de Naíza Souza Ramos
    Naíza Souza Ramos

    Muito edificante,e realmente claro,não tem arodeios.É isso mesmo que Deus quer de nós,que preguemos a sua palavra com entendimento e sabedoria para Ele falar aos corações de maneira que todos possam entender!Deus continue te abençoando amada irmã.

  13. Avatar de CARLOS ALBERTO
    CARLOS ALBERTO

    Muito bom,que Deus continue abençoando…

  14. Avatar de CARLOS ALBERTO
    CARLOS ALBERTO

    Muito bom,que Deus continue abençoando…

  15. Avatar de Wáldina Maria da Silva Melo
    Wáldina Maria da Silva Melo

    Muito boa explicaçãe e dificante também. Excelente estudo pra meditar como exemplos pra nossa vida de Cristãos.

  16. Avatar de Luís Eduardo Góes de Abreu
    Luís Eduardo Góes de Abreu

    Muito bom este Ensino!!!
    Em 2012 ouvi uma Pregação, em um Encontro da Renovação Carismática Católica, onde o Pregador trazia estas realidades a respeito do Cedro do Líbano. Lendo o artigo revivi aquele momento muito importante para a minha vida! Obrigado Irmã pelo seu empenho em formar o Povo de Deus dando-nos a Graça de compreender o caminho dos Servos do SENHOR!!! Que Deus abençoe, ainda mais, o seu Ministério e te faça crescer em profundidade.
    Muito obrigado!

  17. Avatar de Mila Sebastião
    Mila Sebastião

    Muito obrigada Natália, estava a ler a o livro de salmos, e Deus me conduziu a ler este capítulo e quando cheguei a este versículo, o cedro do Líbano chamou me atenção, comecei a pesquisar e quando encontrei a tua pagina, agradeci a Deus porque o que tu escreveste eram os pensamentos que rondavam a minha cabeça só que de uma forma confusa, a tua explicação ajudou-me bastante e clarificou os meus pensamentos. Deus te abençoe e continue a te usar

  18. Avatar de Cristiane Serafim
    Cristiane Serafim

    É interessante que mesmo tendo seu crescimento nas alturas, o cedro se põe a buscar profundamente seu alimento. Mesmo parecendo imponente em sua estrutura,o que o sustenta são suas profundas raízes.
    Deus lhe abençoe,e continue te usando.

  19. Avatar de Alexandre Crispim
    Alexandre Crispim

    Glória a Deus !

  20. Avatar de rosangela
    rosangela

    fui muito abençoada ao ler, glória a Deus, vejo que estou no caminho certo pois apesar de convertida a um bom tempo meus frutos não são muitos visiveis aos de fora e vejo que realmente o meu interior é que deve estar cheio de Deus para que Ele possa transbordar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *