Olá genteemmm,
vou colocar aqui alguns textos sobre o tema amizade. Há muitos anos atrás li um livro maravilhoso e que dedica um capítulo para nos orientar a respeito de termos sábias companheiras de viagem, para essa jornada rumo ao coração de Deus!! O livro foi escrito por Cynthia Heald, e o título é A Jornada de uma mulher ao coração de Deus!!!
Vamos ao que interessa….
Sábias Companheiras de viagem…
Quando somos atraídos por aquilo que é bom e semelhante a Cristo, quando notamos alguém que vive uma vida de obediência Radical, estamos sendo impulsionados pelo melhor que há. É nesse caso que vale a pena correr o risco e procurar tal pessoa, pois nos tornaremos amigos íntimos.
Dee Brestin
Nada pode tornar uma viagem mais agradável do que a companhia de amigos de confiança. Fiz parte de uma caravana na qual todos nos perdemos! Viajei com pessoas que não eram discretas em suas conversas. Em uma viagem turística havia uma pessoa que sempre chegava atrasada no ônibus. Em outra, um casal reclamava continuamente da comida, das camas e do clima. Nada estraga mais uma viagem do que pessoas que não exercitam o bom julgamento. É sempre uma idéia boa viajar com amigos que têm discernimento e estilo de vida semelhante.
Uma Amiga para a Viagem…
Acabei de ter a maior experiência da minha vida. Um anjo apareceu para mim! Com quem vou conversar? Quem vai acreditar em mim? Quem vai entender isso? Com quem eu poderia orar? Ah já sei, Isabel! É a pessoa perfeita. Ela também está grávida, e seu marido foi visitado por um anjo que lhe anunciou o acontecimento. É isso mesmo, a Isabel. Vou encontrá-la logo.
Maria precisava de uma companhia, depois de ter recebido a revelação de que era a pessoa escolhida para ser a mãe do Messias.
Precisava de outra mulher com quem pudesse compartilhar as notícias surpreendentes – alguém que fosse sábia, que a ouvisse e pudesse encorajá-la e apoiá-la. Poucas de nós recebemos visitas que querem conversar sobre o anjo Gabriel, mas o princípio de ter relacionamentos cristãos em nossa jornada é tão vital para nós como foi para Maria. Podemos ter notícias de tristeza ou de alegria; e nossos fardos podem ser aliviados ou nossa alegria pode ser aumentada quando os compartilhamos com um bom amigo que seguramente reagirá com carinho e sabedoria. Em nossa jornada da vida, temos muitos e variados relacionamentos. Mas, pensando nas coisas essenciais de que precisamos durante a viagem, quero concentrar-me na importância de andar com amigas sábias. Amigas que julgam corretamente são preciosas para nos apoiarem e nos guiarem enquanto viajamos. O autor de Provérbios afirma que “quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau” (Prov 13:20).
Como ela é?
Talvez uma de nossas primeiras perguntas seja: ” Como vou reconhecer uma pessoa sábia?”. O conselho de Paulo a Timóteo é uma dica importante: ” Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam ao Senhor” (2 Timóteo 2:22).
O conselho de Dee Brestin, de procurar alguém que seja ” bom e semelhante a Cristo” e viva uma “vida de obediência radical”, é uma boa descrição de uma mulher sábia. Qualquer mulher que tenha essas qualidades é uma mulher que teme ao Senhor, o que é o começo da sabedoria. Ela comunicará um senso de autenticidade e honestidade em sua vida.
Quando perceber uma mulher com tais qualidades e começar a se relacionar com ela, você logo verá que ela tem a palavra de Deus e a oração como base de suas decisões no relacionamento com os outros. Certamente ela não é perfeita, mas sempre que estiver perto dela você verá indicações de que sua jornada é em direção ao coração de Deus.
Tiago dá uma lista das qualidades da sabedoria: ” A sabedoria, porém, lá do alto, é primeiramente pura; depois pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento” (Tiago 3:17)
Qual é a sua definição de uma amiga sábia?
Deus te abençoe em nome de Jesus!
Natália.
Deixe um comentário